sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cultos com o Ensino Confirmatório

No dia 05 de outubro, logo pela manhã, reuniram-se os jovens do Ensino Confirmatório para a preparação do Culto de Confirmação. O culto deste ano tem como tema a Rosa de Lutero acompanhada pelo texto do Evangelho de João 8.31-32:  “Jesus Cristo nos diz: “Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Dois cultos de confirmação foram realizados durante o  mês de outubro e os demais serão realizados no mês de novembro.

ROSA DE LUTERO
No tempo de Lutero era costume cada família ter seu emblema, selo, brasão. Lutero, no entanto, queria que o seu brasão fosse muito mais do que um enfeite de família. Ele queria que o seu brasão fosse um símbolo cristão. Que este contasse a história da salvação de sua família e de todas as pessoas cristãs.
Coração: representa a vida humana. Coração é vida pulsando. Coração é o centro da tomada de decisões. É o centro da nossa ação. Jesus Cristo diz que a boca fala do que do que o coração está cheio. O nosso coração está vazado, a vida humana necessita ser preenchida por algo valioso..  A cruz de Cristo nos confere valor. A cruz revela que nosso valor está no fato de termos sido batizados, marcados pela cruz de Cristo. A cruz nos lembra que somos libertados do egoísmo, livres para amar e servir ao nosso próximo. A cruz de Cristo nos lembra que não necessitamos grandes obras para sermos aceitos por Deus, pois Ele nos aceita por amor, independente das obras que realizamos.
Essa marca – a cruz – que recebemos no Batismo nos compromete com a vida.). A vivencia da fé nos leva a ação que gera transformação. O apostolo Paulo diz: Não vos conformeis com este século, mas transformei-vos pela renovação das vossas mentes, para que experimentais qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus.  A rosa branca lembra a vida, lembra que não podemos aceitar tudo o que nos é colocado. Lembra-nos que a verdade nos liberta para a construção de um novo céu e uma nova terra. O céu nos lembra da presença constante de Deus em nossa vida. Essa presença é simbolizada pela aliança definitiva que Deus fez com toda a humanidade, através de Cristo.







Nenhum comentário :

Postar um comentário