Há um ditado que diz que o mundo é pequeno. É o que, com certeza, está pensando o pastor rondonense Clóvis Elói Kurtz, que teve a oportunidade de conviver com o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio, que ontem (13) se tornou Papa.
Clóvis Kurtz reside e trabalha na cidade de Oberá, na Argentina. Jovem atuante da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, ele estudou teologia em São Leopoldo/RS na década de 90. Depois disso, mudou-se para a Argentina, onde começou a trabalhar na Igreja Evangélica Luterana daquele país. Casou-se com uma pastora argentina, em Buenos Aires e hoje ambos residem e trabalham na cidade de Oberá. Clóvis é irmão do humorista Cleiton Kurtz, que interpreta o personagem Willmutt.
“Tenho muitas histórias com este irmão que agora é chefe da Igreja Católica", relatou o pastor Clovis Kurtz para o site “Territorio Digital”, da Argentina.
Ele lembra que quando estava iniciando sua vida religiosa, em 1998, houve um evento ecumênico das igrejas em Buenos Aires. Clóvis recorda que estava sentado no terceiro banco, quando uma pessoa sentou-se ao seu lado. Começaram a conversar sobre vários assuntos, tomaram a comunhão juntos e depois Clóvis soube que aquele homem era Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires. "Uma pessoa sensível, amável e muito ecumênica", recorda.
Depois deste primeiro encontro, a vida de Clóvis e o agora Papa Francisco se cruzou mais vezes. Clóvis inclusive guarda uma carta que Bergoglio lhe enviou em setembro de 2006, justificando a sua ausência em um evento que estava sendo organizado na cidade de Oberá (veja a carta mais abaixo).
Kurtz recorda de Bergoglio como "uma pessoa muito humilde, sem pompa, que se você não sabe quem é, passa despercebido". Ele acrescenta: "Estou muito contente de que ele tenha sido eleito. Já na última vez deveria ter sido. Tem um dom especial e vamos ver como vai enfrentar esta situação. Nós acreditamos em uma relação ecumênica mais aberta entre todos os cristãos", finaliza.
Carta de Jorge Mario Bergoglio a Clóvis Kurtz
Buenos Aires, 11 de setiembre de 2006
Sr. Pastor
CLÓVIS ELÓI KURTZ
Estimado Hermano:
Mons. Joaquín Piña me transmitió su invitación para los festejos de los 50 años de la edificación de la Parroquia. Muchas gracias. Como no podré viajar los acompañaré desde aquí espiritualmente unido en la oración y en la acción de gracias.Si el Dr. Anders Ruuth pasa por Buenos Aires me gustaría saludarlo y encontrarme con él. Le tengo mucho aprecio y me ha ayudado, cuando joven, en mi vida espiritual. Mi teléfono es 011- 4334-0339. A Usted y a la Comunidad de Oberá un gran saludo y mis congratulaciones en este 50 aniversario. Quedo a su disposición. Le pido, por favor, que rece y haga rezar por mí. Con fraternal afecto en nuestro Señor
Jorge Mario Bergoglio s.j.”
Fonte: www.aquiagora.net
Nenhum comentário :
Postar um comentário