quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mensagem de Advento 2013


Com a proximidade do fim de ano, a correria toma conta de muitas vidas. Mas o tempo do advento nos convida para parar, refletir e ouvir a palavra de Deus.
O que foi realizado este ano?
Quais sonhos se tornaram realidade?
Quais sonhos tiveram que ser protelados por algum motivo. É tempo de olhar para as angústias que marcaram o nosso caminhar. Nesta época do ano, quando andamos meio que cansados e sobrecarregados, ansiosamente esperando pelas férias ou um tempo mais tranqüilo, a palavra de Deus nos alcança e lembrar que não estamos sozinhos. Deus caminha ao nosso lado.
          A fé cristã vem sempre acompanhada da esperança. A esperança nos leva a ação, pois esperamos dias melhores, sonhamos com a justiça e a paz. O profeta Isaías anuncia um novo tempo para o povo em sofrimento. Anuncia um tempo de reconstrução, de amparo e proteção.
            O tempo de advento nos convida a confiar e a esperar que o nosso Deus é que vem para nos salvar. Precisamos confiar em Deus e em seus planos para nós. O acontecimento do Natal é a confirmação de que Deus vem participar concretamente da nossa história. Abraçados por Deus, podemos viver alegres, confortados, com os olhos centrados em tudo que é belo, puro e com os braços estendidos para o próximo.

Estrela verde

            Contam que certo dia, as estrelas procuraram Deus, o Criador do Universo e disseram:
- Grandioso e bondoso Deus! Daqui de cima olhamos para a terra e tudo parece tão bonito, tão cheio de vida e movimento, gostaríamos de viver na terra entre as pessoas.
- Assim será feito, respondeu Deus. Conservarei todas pequeninas como são vistas no imenso azul do céu e poderão descer à terra.
Naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se apoiaram nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr nos campos como os vaga-lumes, outras se misturaram aos brinquedos das crianças e a terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, com o passar do tempo, as estrelas resolveram abandonar a terra e voltar para o céu, deixando a terra escura e triste.
Por que voltaram? - Perguntou Deus á medida em que elas chegavam ao céu.
Deus amado, responderam, não foi possível permanecer na terra, lá existe muita miséria, desgraça, violência, fome, guerra, doença e muita maldade...
Depois que todas as estrelas ocuparam seus lugares no firmamento, Deus, conferindo uma a uma falou:
- Mas está faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho?
Um anjo que estava por perto retrucou:
- Não, Deus amado, uma estrela resolveu ficar entre as pessoas, ela descobriu que o seu lugar é lá na terra onde existe imperfeição, limites, onde não tem luz suficiente e as coisas não vão bem.
Mas, que estrela é essa? - Perguntou Deus. Qual é a sua cor?
- É a estrela verde, respondeu o anjo. A estrela verde da Esperança!
Então quando todas voltaram seus olhares para a terra a estrela verde, embora pequenina, parecia ainda mais brilhante. A terra estava iluminada com sua presença e já não era um lugar só de tristeza porque no coração das pessoas havia Esperança.
Dizem que foi a estrela verde que iluminou o potreiro onde os pastores cuidavam das ovelhas, o estábulo onde Jesus nasceu e foi esta mesma estrela que conduziu os magos até Belém.
A estrela verde da Esperança nos faz olhar para o futuro certos de que a vida se renova a cada dia e que Deus está de bem conosco e que a sua luz ilumina o nosso caminho.
Deus Eterno! Neste tempo de advento e natal te pedimos:
Que a boa nova revelada em Jesus Cristo seja proclamada a todos os povos.
Que as nações que vivem em guerra encontrem o caminho da paz.
Que a tua justiça se realize em cada pessoa deste planeta.
Que as tristezas e magoas sejam banidas de cada coração, dando lugar à alegria e ao amor.
Que a dor seja amenizada e que o sofrimento encontre consolo na força da fé.
Que a solidão seja superada pela amizade verdadeira e pelo companheirismo.
Que as coisas pequenas, como a inveja ou o desamor, sejam retiradas de nossas vidas.
Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
Que o necessitado encontre em nós a solidariedade e a ajuda de que tanto precisa.
Que o amor pelo próximo seja a nossa meta de vida.
Que a esperança seja um sentimento constante em todos os corações.
Que nossa jornada de hoje e de sempre esteja repleta de tua graça e de tua paz. Amém.

Pa. Sandra Helena Fanzlau

Nenhum comentário :

Postar um comentário