A partir de 2011, ao ser designada pelo Conselho da Igreja, por indicação do Conselho de Música da IECLB, a Comissão do Hinário tem se debruçado sobre um grande trabalho, que pretende e propõe a elaboração de um novo hinário.
Nos dias 05 e 06 de abril, esteve reunida para sua primeira reunião do ano, em Porto Alegre, nas dependências da Paróquia Matriz.
As principais concepções que permeiam e conduzem o trabalho referem-se à fidelidade à tradição musical e teológica luterana, precioso legado da igreja. Nessa tradição, a música é indissociável do culto, expressão do povo na liturgia. Por isso, é importante que o hinário traga em si esse legado, de ser a expressão do povo e servir como instrumento para a formação para a música e o canto comunitário. Esta é uma tarefa complexa! Assim sendo, exige mais que a simples coleta de material: é imprescindível pensar nos papéis desempenhados por um hinário, seu alcance, como ele reverberará na vida comunitária. E especialmente, que esse hinário seja dos membros, propriedade deste e reflexo de sua vida cotidiana.
Em termos de seleção de repertório a comissão tem trabalhado sobre o hinário Hinos do Povo de Deus, materiais oficiais da igreja (como Livro de Culto e manuais), bem como da Coleção Miriã e Em tua Casa. Já estão catalogados até o momento 654 hinos, dentre os quais serão efetivamente selecionados os que estarão no novo hinário. Posteriormente, serão analisadas outras iniciativas sugestões que venham de comunidades do Brasil afora. Há a preocupação com a distribuição temática, sendo que alguns temas se encontram melhor representados em termos de quantidade e qualidade de repertório que outros; por exemplo, faltam hinos para os temas Cantos de Comunhão (Ceia do Senhor), Batismo e Confirmação.
Nesta reunião, a comissão contou com a presença e saudação do assessor teológico da presidência, P. Dr. Romeu Martini, que agradeceu o trabalho voluntário dos envolvidos.
Também foi apresentado, pelo programador Rafael Bejar, um embrião do banco de dados do novo hinário. Esta será uma importante ferramenta de trabalho, e posteriormente um instrumento de pesquisa para toda a IECLB e de interação entre a comissão e todas as pessoas que estiverem interessadas em participar do processo.
Sugestões de hinos podem ser enviadas para o endereço:
sugestaohinario@gmail.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário